Todas as soluções ja existem. Iremos evoluir ou silenciar o novo?

Atualizado: Jan 3

Carro movido a água salgada. Criado na Suíça, testado por mais de 10mil quilômetros e já no 3º modelo. Sistema de captação e armazenamento de água no deserto, que cria um grande iceberg sobre a areia quente com energia solar e nanotecnologia. Solução para regeneração de águas capaz de reverter, sem química, até mesmo as água afetadas pelo barro tóxico das mineradoras. Tudo isso já testado, validado e já disponível.

É incrível constatar que vivemos em uma sociedade primitiva em relação às próprias soluções que já existem e estão disponíveis para serem multiplicadas pelo mundo. É como se estivéssemos escolhendo por livre e espontânea vontade o caminho do insustentável, da escassez, da extinção.

Diante de soluções fantásticas e de livre acesso, o dinheiro faz sucumbir o progresso na estratégia de negócios da compradora, com a elogiada estratégia monopolista. A cada nova crise, mais concentração de poder e renda nas mãos de pouquissimos (apenas 8 pessoas já possuem mais que 50% da população – 4 BILHÕES de pessoas).

A constatação de enorme desequilíbrio nos demonstra a inerente incongruência deste modelo. Isso não pode ser o melhor que podemos fazer como raça humana! Mais de um BILHÃO de pessoas sem água nem alimento para viver, mesmo com produção de alimentos maior que o consumo. Nós ainda queimamos alimentos quando produzimos muito para não “desvalozirar” o produto. Isso não pode ser normal nem gerar conformismo.

É como um sistema que aprisiona a humanidade aos mesmos valores que criaram a revolução industrial, mesmo ela já não se aplicando mais a realidade de hoje. Nem Karl Marx, nem Adam Smith, nem John Locke ou qualquer outro pensador que formou a base conceitual da nossa sociedade jamais podiam imaginar (e nem prever) o advento da internet e a sociedade ultraconectada com as mídias sociais, dando voz e poder para qualquer pessoa com uma informação de valor.

O desafio agora é evoluir do “PODER SOBRE” para o “PODER COM”. Um novo modo de produção mais baseado na cooperação que na competição, na coletividade ao individualismo. Precisamos atualizar o sistema que rege a metodologia de funcionamento do dinheiro, pois esta é a essência da sociedade primitiva e absolutamente insustentável em que vivemos. Tudo se justifica pelo crescente lucro e resultados aos “steakholders”. Tudo mesmo. Como em um filme de drama, nosso roteiro não permite muito tempo para realizarmos esta complexa e profunda mudança.

Segundo a ONU e estudos independentes, o clima da Terra já está em “território desconhecido”, ou seja os fatos atuais já não têm paralelo desde o início das medições. São centenas de indicadores em recordes históricos. .. da mudança de acidez e temperatura dos oceanos as alterações de chuvas/secas, cobertura de gelo, extinção de animais essenciais e gases na atmosfera.

Estamos testando os limites de nosso magnífico e abundante planeta ao extremo, mesmo ja possuíndo as soluções necessárias para uma nova sociedade.

Até quando?

No amanhã, depois da transição, este período de curtíssimo prazo onde grandes e definitivas mudanças ocorrem, qual sociedade teremos? Uma humanidade de Regeneração, agindo em coletivos e compartilhando tecnologias e soluções, ou uma humanidade de Extinção, agindo por interesses próprios e monopolizando soluções?

As respostas ninguém têm. Mas como seres participantes deste momento, o chamado é para agir de alguma forma para lidar com tudo isso. Cada um a sua maneira, em seu porte e relevância… Criando, fazendo e acreditando que é possível transformarmos este mundo primitivo de ganância e individualismo em uma sociedade regenerativa de cooperação.

Como diz o conselho de Steve Jobs, um dos maiores líderes dos nossos tempos: “Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuiçâo dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo resto é secundário.”

Portanto, sintonize sua intuição, medite, e contribua ativamente para a adoção de novos comportamentos e hábitos que sejam mais integrados com o seu interior. Encontre a sua verdade, a sua bússola para a evolução.

Pra começar, basta um sorriso sincero ao próximo doar. O que hoje faz chorar, amanhã lembrará sobre o valor do Amar.

LINKS

  1. Carro movido à água Salgada: https://regeneracaoglobal.com/solucao/345

  2. Tecnologia para Regeneração das Aguas: https://www.regeneracaoglobal.com/solucao/70

  3. “O clima quebra vários recordes em 2016, com impactos Globais:

  4. https://public.wmo.int/en/media/press-release/climate-breaks-multiple-records-2016-global-impacts

  5. Degelo recorde poe cientistas em “território desconhecido”

  6. https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/clima/artico-degelo-recorde-poe-cientistas-em-territorio-desconhecido,83790665632da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  7. ONU diz que clima entrou em “território desconhecido”:

  8. https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,onu-confirma-calor-recorde-e-diz-que-clima-entrou-em-territorio-desconhecido,70001707476

  9. 8 pessoas concentram mais riqueza que 50% mais pobre da população mundial

  10. https://g1.globo.com/economia/noticia/oxfam-critica-concentracao-indecente-de-riqueza-no-mundo.ghtml

  11. Instituto Regeneração Global – conheça esta proposta:

  12. https://www.regeneracaoglobal.com/home

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
 
Fabiano Porto 2019 - Copy - Copy (2).jpg

Fabiano Porto

Jornalista cofundador do Instituto Regeneração Global e movido a compartilhar as evidências da transição planetária e a nova consciência de regeneração.

Profissionais do Autoconhecimento

Conheça ferramentas e técnicas oferecidas por profissionais da saúde mental e espiritual para autoconhecimento e expansão da consciência. 

Navegue pelas Categorias