De onde vem o descrédito pela Astrologia?

Atualizado: Jan 2

Atualmente a arrogância provocada pela ciência da comprovação ocular nos afasta de diversos conhecimentos milenares, reduzindo-o a meras “pseudo ciências” sem importância e credibilidade real….Uma das principais é a Astrologia. Mas porque isso ocorre?

Um Breve Histórico da Astrologia

Até a Idade Moderna, Astronomia e Astrologia eram indistinguíveis. Acredita-se que seu surgimento se deu na Suméria por volta do 4o milênio a.C, portanto com mais de 6.000 anos de história, é uma das ciências mais antigas e difundidas de toda a história documentada, e seu papel foi relevante na formação de diversas culturas. Desde os livros sagrados como Vedas e Bíblia, ´a mesopotâmia, Índia e China Antiga. Até mesmo os astecas e maias possuíam a cultura de estudar os astros e interpretar sua influência sobre nossas vidas e o ecossistema.


Uma das concepções inteligentes mais antigas da história, descoberta há mais de 5.000 anos.


Os motivos do descrédito atual pela Astrologia

Infelizmente, o complexo e ancestral conhecimento sobre astrologia foi transmitido em forma de horóscopos curtos e superficiais, publicados em jornais, e muitas vezes, escritos por jornalistas sem nenhum conhecimento em astrologia. Este fato fez com que muitos desconsiderassem a astrologia como algo sério e verossímil, mesmo sem nenhum esforço pessoal para obter conhecimentos sobre o tema.

Outro fato que motiva o descrédito das pessoas é quando a descrição do perfil comportamental do signo não corresponde com a realidade apontada pela pessoa. É importante ressaltar que o chamamos de “signo” significa a posição do astro Sol na hora do nascimento, que apesar de ser o maior influenciador de personalidade, é apenas um dos aspectos que influenciam a personalidade de uma pessoa. A posição da Lua, e o ascendente também muito importantes. E, ainda assim, existem as influência provocadas por conjunções astronômicas, como as quadraduras e sextis por exemplo.

Desta forma, para a pessoa ter uma análise correta segundo a astrologia, é preciso fazer a interpretação do seu mapa astral, que oferecerá todos os subsídios para uma interpretação verdadeira. E, mesmo em caso de discordância, ainda assim não é justo o descrédito. Afinal, uma pessoa pode não desenvolver uma doença, mesmo com sua genética favorecendo seu surgimento. Mesmo a pessoa não adoecendo, a genética deve continuar a ser considerada relevante.

A astrologia representa apenas um dos fatores que determinam a personalidade de uma pessoa. Juntamente com a astrologia e a genética, a criação familiar e as características físicas do local da criação são todas relevantes na formação da personalidade humana.

Porém, talvez a maior causa da “ridicularização” atual pela Astrologia seja a Industria Cultural transmitida e reforçada pela Mídia. Em um mundo onde obras de arte são reduzidas a estampas destorcidas de sapatos e camisetas, um conhecimento profundo e amplo com a astrologia não tem campo para florescer. Com esta intensa pressão pela massificação dos conhecimentos, o horóscopo de jornal é o maior exemplo de como um conhecimento complexo pode ser reduzido quase a “migalhas” antes de ser transmitido às pessoas pela Mídia. Vivemos em um mundo pressionado para ser efêmero, superficial e vazio em todos os sentidos.

A lição mais importante a respeito das culturas antigas é o estudo. Apenas com ele é possível compreender e, assim, formular opiniões válidas a respeito de seus conhecimentos. O pré-julgamento é o maior assassino da compreensão.

Quem somos nós para julgar um conhecimento de 6.000 anos, aprovado e transmitido pelas civilizações mais complexas de nossa história?


#ciencia #historia #astrologia #consciência #signo #culturasantigas #culturaantiga

0 comentário
 
Fabiano Porto 2019 - Copy - Copy (2).jpg

Fabiano Porto

Jornalista cofundador do Instituto Regeneração Global e movido a compartilhar as evidências da transição planetária e a nova consciência de regeneração.

Profissionais do Autoconhecimento

Conheça ferramentas e técnicas oferecidas por profissionais da saúde mental e espiritual para autoconhecimento e expansão da consciência. 

Navegue pelas Categorias

©2021 by Jornalistas da Nova Era.