Como pode ser a nova “educação regenerativa” de um mundo pós Covid19?

Atualizado: Jan 3

Medite nesta foto. São de escolas na Escócia. Compare com a imagem das salas de aula com carteiras enfileiradas e lousas de giz. Em tempos de tecnologia onde a informação está amplamente acessível o que é REALMENTE importante ensinar para as crianças e jovens, a nossa futura geração? O que precisamos aprender e ensinar para vivermos de forma mais equilibrada e autosuficiente? Qual a importância da “sabedoria” e conhecimentos oferecidos por nosso próprio planeta em suas plantas, animais e ciclos? A Educação é a base, e ela precisa ser profundamente transformada para se adaptar a sociedade digital ultraconectada em que vivemos.

Pessoas que aprenderam em casa estão substituindo muitos com formações acadêmicas por comprovarem serem melhores em conhecimentos e realizações práticas. É cada dia menos importante possuir um diploma para conseguir um emprego.

Mas para chegar ao emprego, é preciso passar pela Educação básica, que é como uma base motivadora dos sonhos e dos projetos de vida de todos nós. Como a Educação pode contribuir para uma futura geração baseada na cooperação e não na competição?

Muitas perguntas, com respostas sendo construídas em tempo real, até mesmo agora, enquanto você lê e reflete sobre tudo isso. As soluções começam nos pensamentos. ———————— Comentário interessante feito por Aláya Dullius no Facebook: “Fui à Escócia ano passado, quando visitava a Ilha de Iona (5mil habitantes) passei em frente à unica escola local. Minha filha estuda numa escola waldorf, e por isso o jardim da escola me chamou atenção > Balanço na árvore, pneus, igual a waldorf daqui.” “Havia uma horta e muitos brinquedos de madeira, desses de escalar e brincar com o corpo. Nenhum plástico prá fabricado. A ilha não é uma comunidade humilde e o prédio da escola ao lado do jardim de infância (a casa do ensino fundamental) era bem grandinha (pro tamanho da população)

——————— **A foto do topo do texto é de uma reportagem do The Guardian sobre a reabertura das escolas da Escócia diante do Covid19. Como solução para diminuir risco de contágio, o país está propondo uma educação “ao ar livre” com atividades mais integradas com a natureza. Link: https://www.theguardian.com/uk-news/2020/may/10/scotland-eyes-outdoor-learning-as-model-for-reopening-of-schools#img-1

#amor #educação #futuro #sabedoria

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
 
Fabiano Porto 2019 - Copy - Copy (2).jpg

Fabiano Porto

Jornalista cofundador do Instituto Regeneração Global e movido a compartilhar as evidências da transição planetária e a nova consciência de regeneração.

Profissionais do Autoconhecimento

Conheça ferramentas e técnicas oferecidas por profissionais da saúde mental e espiritual para autoconhecimento e expansão da consciência. 

Navegue pelas Categorias