Como entender a “febre” Pokemon Go

Posição atual do jogo Pokemon Go no modelo Hype Cycle, que mapeia as fases de maturidade das novas tecnologias


O que estamos vivenciando com o POKEMON GO é a chegada de uma nova tecnologia em seu ápice (foto: Hype Cycle**) .

Esta fase sempre traz um certo “caos” e surpresas, inclusive podendo influenciar o comportamento das pessoas. E sempre abre diversas especulações e possibilidades antes impensadas.

No caso do Pokemon Go, que exige deslocamento físico para jogar, o impacto é ainda mais forte e disruptivo, provocando mudanças relevantes que aumentam as críticas e os temores da sociedade. Muito já foi reportado como acidentes (veja “Dois jovens caem de penhasco jogando Pokemon Go“, segurança pública (veja “Pokemon Go faz jovens entrarem delegacia na Austrália” e “Assaltantes usam Pokemon Go para criar emboscadas“), fatos estranhos que incomodam a “normalidade” (veja ‘Pokemon go leva jogadores a caça em cemitérios e igrejas no Brasil“).

Até benefícios para doenças desafiadoras houve influência do Pokemon Go (veja “como Pokemon go transformou a vida de autista que não conseguia sair de casa“), além de ser inspiração para causas sociais (veja “Artistas e ativistas usam Pokemon Go para alertar sobre drama de crianças sírias“).


Policiais da Austrália brincam com realidade aumentada do Pokemon Go

É importante ter em mente que o Pokemon Go apenas materializou uma tendência latente e inevitável com o avanço da tecnologia e infraestrutura de dados. Logo o Pokemon Go passará pelo ápice, sofrerá a queda inevitável e se estabilizará. Mas outras ofertas virão, inclusive fora da área de games. E, um dia, estaremos todos adaptados a esta tecnologia como sempre fizemos.

Desta forma, o melhor é se adaptar e buscar oportunidades, que deixar passar e perder o entendimento. Mais que isso, podemos buscar novas oportunidades com esta realidade nascente. Muitos empreendedores, por exemplo, já criaram negócios exclusivos para jogadores do Pokemon Go (veja “Serviço de transporte profissional para caçar Pokémon” e “Pokemon Go vira ferramenta de marketing para verejistas“). Pesquise por “como comprar lure” no Google e use a caçada trazer seus clientes!

Jovens de Barcelona se divertem com Pokemon Go


Desta forma, como podemos nos preparar para esta fase “turbulenta” que está apenas começando da febre “Pokemon GO”? Listei abaixo três pontos que considero importantes para quem deseja ter a “visão do todo” da situação.

1 – ACEITE

Para começar é preciso aceitar. Não adianta se revoltar e buscar apenas motivos para desmerecer e julgar quem está utilizando o jogo. Este ato não deve ser apenas com o Pokemon Go, mas sim com todas as diferenças. Algo que deve fazer parte do nosso caráter e personalidade. Aceite e dê um ponto final no julgamento. Além disso, diante da magnitude da febre, provavelmente pessoas que você ama estão se divertindo com o jogo, não desgaste suas relações por isso.

2 – ENTENDA

Após superar a etapa inicial, o melhor a fazer para se adaptar a esta nova realidade é buscar compreender o que tudo isso significa. Além de aprender noções básicas do jogo, é muito importante você assistir pelo menos um episódio do desenho, pois é nele que está a essência do sucesso do Pokemon Go (assista: “Episódio 3 – Primeira Temporada – “Ash pega seu primeiro Pokemon“). Perceba como a realidade do desenho (da ficção, fantasia) é 100% aplicável a realidade física com o jogo. Isso é inédito. Pelo mundo até existem pessoas que se fantasiam de personagens de desenhos/filmes/seriados, mas nenhum deles conseguiu se integrar à vida real de forma tão completa como o Pokemon Go

3 – BUSQUE OPORTUNIDADES

Existem infinitas oportunidades que se abrem com o Pokemon Go. Mas, além das possibilidades de novos negócios e estratégias para lucrar é possível explorar outras oportunidades tão positivas quanto favorecer o “ganha-pão”.

Um bom exemplo é o relacionamento entre pais e filhos, que pode ser muito beneficiado com o Pokemon Go. Como o jogo exige descolamento, e lugares famosos como praças, parques, monumentos e igrejas recebem destaque, porque não combinar um pic nic no parque com caçada de Pokemons? Muitos são os exemplos de como criar para maior conexão e intimidade entre os pais e filhos com o jogo.

4- TRATE TUDO COM LEVEZA E EQUILÍBRIO

Independentemente do seu envolvimento com o jogo, se gosta ou não, se tem filhos que jogam ou não, é importante encarar tudo isso com leveza e equilíbrio, como tudo na vida. Não deixe seu estado de espírito ser atingido negativamente com tudo isso. Ao ouvir algo que para você é absurdo ou ver algo que não concorda procure encarar o desconhecido sem ser influenciado. Não apenas com o Pokemon Go, mas viver com leveza e equilíbrio é uma das chaves mais importantes (e complexas) para o crescimento interior nos dias de hoje.

Campanha de ONG com crianças sírias usam imagens de pokemons para denunciar situação precária das crianças do país.


Prefeitura de Esteio aproveita o sucesso de Pokemon Go e realiza campanha para adoção de cães de rua.


Com mais de 200.000 unidades vendidas (em produção), a Nintendo já produziu pulseira que vibra quando houver Pokemons por perto.


Após o lançamento, Pokemon GO já ultrapassou até mesmo o Facebook em tempo de uso. Essa crescente é típica da etapa de “ápice” de uma nova tecnologia.


**Sobre a foto inicial: O Hype Cycle é uma metodologia desenvolvida pela empresa americana de consultoria Gartner, que define um padrão para representar as curvas de popularidade e maturidade de serviços, produtos e conceitos da tecnologia da informação. A partir dele, é possível entender com mais facilidade o ciclo de adoção de novas tecnologias pelo público e seu grau de maturidade..

‪#‎PokemonGo‬ ‪#‎HypeCycle‬

0 comentário
 
Fabiano Porto 2019 - Copy - Copy (2).jpg

Fabiano Porto

Jornalista cofundador do Instituto Regeneração Global e movido a compartilhar as evidências da transição planetária e a nova consciência de regeneração.

Profissionais do Autoconhecimento

Conheça ferramentas e técnicas oferecidas por profissionais da saúde mental e espiritual para autoconhecimento e expansão da consciência. 

Navegue pelas Categorias

©2021 by Jornalistas da Nova Era.