Acupuntura é reconhecida pela Medicina
Atualizado: 2 de jan. de 2021

Após dez anos de tramitação no TRF-4, a acupuntura e outras práticas que promover a saúde integral são finalmente reconhecidas pela Medicina brasileira. A decisão, publicada no dia 2 de dezembro de 2014, reafirmou: “Nessa perspectiva e na contramão do sustentado pelo SIMERS e pelo CREMERS, não há óbice na legislação pátria para que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional pratiquem os atos impugnados na exordial, quais sejam, prescrever/realizar exames e atuar de forma independente no tratamento, realizarem diagnóstico, alta fisioterapêutica ou terapêutica ocupacional, respectivamente. E ainda adotar como método para prevenção/tratamento da saúde a acupuntura, quiropraxia e osteopatia, desde que detenham a respectiva especialidade, na forma da legislação regulamentadora.”
Esta notícia seria inimaginável há 15/20 anos…uma das milhares de evidências da Revolução silenciosa e inabalável que humanidade vem passando. Afinal, reconhecer acupuntura, é reconhecer os campos energéticos e invisíveis que compõe o nosso Ser e admitir que o fluxo de energia invisível é essencial para nossa saúde.
Lembre-se de como era falar de meditação, acupuntura, e terapias alternativas há 15/20 anos….hoje tudo isso está até em conversas de jovens em bares.
Mas tudo isso é tbm para percebermos o quanto o ocidente é atrasado em relação ao oriente na questão de entendimento de nossa propria existência, de quem somos nós. Foi preciso 10 ANOS para a nossa medicina “moderna” reconhecer o que já vem sendo utilizado com sucesso há milhares de anos e aplicado em bilhões de pessoas ao longo da história.
Mas sim, é uma vitória! E agora milhares de profissionais poderão seguir com mais reconhecimento, incentivo e prestígio!
A batalha será difícil, mas a Vida vencerá, e tudo irá evoluir como sempre.