A (triste) realidade sobre a Água no Brasil e no Mundo
Atualizado: 2 de jan. de 2021

O Fórum Mundial da Água realizado no Brasil em 2018 representa uma oportunidade de discutir e compartilhar informações sobre este elemento fundamental para a humanidade.
Infelizmente este bem mais precisoso da vida também sofre as consequências de um mundo movido pelo dinheiro e a posse. Hoje, nascentes podem ser trocadas por dinheiro em concessões longíssimas onde empresas interessadas principalmente no lucro exploram sem se procupar com o equilíbrio socio-ambiental desta atividade.
Para ter consciência da gravidade destes cenário, veja abaixo algunas fatos sobre a realidade de humanidade em relação a água:
– Mais de 30 bilhões de lixo são despejados por ano no mundo afetando principalmente os recursos hídricos; – Mais de 10 milhões de mortes por ano diretamente atribuídas a doenças intestinais transmitidas pela água; – Um terço da humanidade (2 bilhões de pessoas) vive em contínua debilidade resultante das impurezas da água e que outro terço está ameaçado pelo lançamento de substâncias químicas nas águas cujos efeitos a longo prazo são desconhecidos; – Se continuarmos neste modelo civilizatório, em 25 anos um em cada cinco países sofrerá com a escassez de água; – Se continuarmos neste modelo civilizatório, em 2025 a falta de água afetará a vida de 3 bilhões de pessoas. – A água cobre três quartos da superfície da Terra, no entanto mais de 97% da água do planeta é salgada e menos de 3% é doce. Desta, 77% estão congelados nos círculos polares, 22% compõem-se de águas subterrâneas e a pequena fração, cerca de 0,8% restante encontra-se nos lagos, rios e nascentes.
DISPONIBILIDADE “INFINITA” DE ÁGUA NO BRASIL: O Brasil conta com os dois maiores aquíferos do planeta em seu território. O mais conhecido é o Aquífero Guarani, tido como o maior do mundo até a descoberta do Aquífero Alter do Chão, localizada no norte em 100% do território brasileiro este aquífero possui água suficiente para abastecer a humanidade inteira por 300 anos! E quem diz isso não sou eu, mas sim a própria Rede Globo no Jornal Hoje. Veja abaixo:
A CULPA É SEMPRE DOS CIDADÃOS COMUNS, E NUNCA DOS MAIORES CONSUMIDORES
Presenciamos constantemente diversas campanhas publicitárias e da imprensa que transmitem a culpa pela falta de água para o consumo das famílias e cidadãos comuns. Distribuem redutores de água e retiram um dos poucos momentes de prazer que milhões de pessoas possuem de um banho relaxante. O consumo de água das famílias corresponde a apenas 8% do total. A indústria é a grande consumidora de água, mas quem poderá apontar o dedo para o motor do crescimento e a base da economia?

PLÁSTICO NAS ÁGUAS ENGARRAFADAS DO MUNDO
Um dos maiores problemas em relação ao consumo da água são as garrafas que acabam gerando milhões de toneladas de lixo por ano, que são despejadas na natureza para sofrimento de diversos animais marinhos e muitos biomas. Por ano são produzidas 300 Bilhões de litros de água engarrafada no mundo e um mercado de 147 bilhões de dollares!
Um estudo recente realizado em mais de 250 garrafas de 11 marcas líderes, incluindo do Brasil, concluíram que mais de 90% das amostras possuíam microplásticos em seu interior. Uma única garrafa pode conter dezenas ou até milhares de micro partículas de plástico.
Ainda não se saber ao certo o impacto deste microplásticos no organismo, mas sem dúvida não deve ser algo muito agradável, não é mesmo?
Melhor Sistema de Filtragem do mundo: o Filtro de Barro
Tradicional no Brasil, especialmente nas casas dos “vovós” e vovôs” a filtragem por gravidade dos filtros de Barro são considerados o melhor método de filtragem do mundo. Além de garantir uma temperatura sempre fresca e agradável, a processo de purificação é capaz de retirar a maior quantidade de partículas da água, chegando a até 99%.
Por isso, se quiser beber água saudável e de qualidade, pense em adotar este método de filtragem barato e super simples de ser implementado e, sem dúvidas, evite sempre que puder as águas engarrafadas que geram lixo no mundo, impactos ambientais nas áreas exploradas e e levam microplásticos para o seu organismo.
Fontes: – http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=215&n_link=revista_artigos_leitura
#hidrico #crisedeagua #agua #realidadedomundo #recursoshidricos