A mãe de nosso futuro

A sabedoria de mãe que gera, cuida e protege a vida, é a essência dos valores que somos convidados a desenvolver nesta transição de eras em que vivemos.
Esta pandemia foi mais uma demonstração da capacidade da liderança feminina em lidar com os desafios atuais, que exigem ainda mais cuidado e pensamento coletivo.
Os homens a frente de países, empresas e famílias estão se deparando com desafios crescentes em suas vidas para aprender sobre sensibilidade, cooperação e senso de compaixão. A importância de "cuidar de si", desenvolver o amor interior, autoconhecimento e cura emocional ja é unanimidade onde há poucas décadas eram classificadas como "coisa de hippie".
O crescimento da presença e importância desta energia maternal na sociedade, advindas de homens e mulheres, é como uma resposta natural coletiva para a superação de anos de frieza emocional, intransigência e orgulho que foram as marcas desta sociedade patriarcal dos últimos dois mil anos. Uma predominância masculina desequilibrada que tem gerado e multiplicado traumas ao longo de gerações.
Mas nem sempre foi assim. Praticamente todos os povos ancestrais, dos índios amazônicos aos aborígenes da Austrália, tinham sociedades matriarcais, baseadas na cooperação e bem estar social, mas foram todos silenciados e até escravizados pela força bruta de sistemas quase exclusivamente formados por homens.
Acabamos em uma sociedade órfã de mãe, baseada na competição, onde todos são estimulados a ser o "macho alfa", ter mais seguidores, ter maior conta bancária, mesmo que para isso se torne uma pessoa em depressão, com ansiedade, insônia e síndromes mentais.
O caminho para um futuro desejável em paz e harmonia social e ambiental depende do retorno data energia maternal para novas lideranças e modelos de desenvolvimento humano.
Que possamos neste Dia das Mães reconhecer e cultivar esta energia de cuidado, sensibilidade e pensamento coletivo em nossas vidas.
Feliz dia à mãe que habita em você!
❤🌍