A era dos carros elétricos e os 3 riscos que temos que evitar

Atualizado: Jan 3



Finalmente. Os veículos elétricos logo estarão por todo mundo. Porém, observando as notícias e estratégias comerciais, percebi grandes riscos se continuarmos neste caminho, e por isso escrevo para tentar contribuir com a conscientização deste importantíssimo tema para a humanidade.



1º Risco/Oportunidade: O melhor caminho para nossa civilização não é produzir novamente toda a frota global em carros elétricos.

Já temos 1 BILHÃO de veículos produzidos e o custo energético para produção de um carro é absurdo! Por exemplo, são necessários 400.000 litros de ÁGUA para produção de um carro. Nosso planeta não aguentará esta carga.


Portanto, o melhor caminho é a adaptação dos carros atuais primeiramente para híbridos (gasolina/elétrico) e, depois 100% elétrico. Como atualmente existe com Gás.



2º Risco/Oportunidade: Temos que avançar e apoiar as pesquisas para parar o mais rápido possível de usar Baterias de Lítio. Além de caro e pesado, este minério é ainda mais escasso que o petróleo e está nas mãos de pouquíssimos países (por sinal, curiosidade, o Afeganistão abriga um dos maiores reservatórios de lítio do mundo…).

Outro ponto adicionado por Fábio Makita, engenheiro dedicado a projetos de inovação, após a publicação deste texto, é no fato da periculosidade das baterias de Lítio. Todas elas são como “bombas” e oferecem risco real de explosão. Exige conhecimento mais avançado para manusear. Imagine a popularização desta tecnologia com mecânicos sem treinamento adequado fazendo manutenção em toda a frota?


A solução que já existe e avança em centros de pesquisa são as baterias de Grafeno (criadas a partir do Carbono, material mais abundante do Planeta Terra) ou as orgânicas (que eliminam metais). Elas têm potencial para serem baratíssimas, leves, acessíveis e totalmente sustentáveis.



3º Risco/Oportunidade: Temos que parar de apoiar/aceitar esta ideia de ABASTECER carro elétrico! Isso serve apenas para manter o sistema de controle e vigilância da sociedade e perpetuar o paradigma da escassez do combústivel, obrigando as pessoas a irem periodicamente a lugares definidos e pagar pela carga. Já existem INÚMERAS tecnologias para carregamento das baterias pelo movimento das rodas, pintura do carro, vento do radiador, etc.


Portanto, devemos batalhar por carros elétricos autosustentáveis energeticamente, que deem total liberdade e autonomia às pessoas.



Proposta de Triciclo elétrico para duas pessoas que está sendo desenvolvido no Estado de São Paulo pela empresa Samp Motors.




Enfim, as tecnologias para todos esses 3 pontos já existem e avançam rapidamente, mais ainda não foram colocadas em escala industrial. As grandes pressões estão cedendo e teremos tudo para a fazer a transição para a tecnologia de transporte elétrico com sabedoria e menor custo ao planeta. Mas acredito que nestes 3-5 primeiros anos ainda veremos a perpetuação do mesmo sistema que temos que transformar,



🙌🌎

#planeta #sustentabilidade #despertar #amor #meioambiente #ascencao #consciência #espiritualidade #tecnologia #novaera #energia #transporte #autoconhecimento #carroelétrico #transiçãoplanetária

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
 
Fabiano Porto 2019 - Copy - Copy (2).jpg

Fabiano Porto

Jornalista cofundador do Instituto Regeneração Global e movido a compartilhar as evidências da transição planetária e a nova consciência de regeneração.

Profissionais do Autoconhecimento

Conheça ferramentas e técnicas oferecidas por profissionais da saúde mental e espiritual para autoconhecimento e expansão da consciência. 

Navegue pelas Categorias